Hoje em dia, não dá mais para ignorar a importância do Marketing Digital para os negócios. Muito disso, deve-se ao crescimento da internet, que praticamente dominou o mundo e as relações empresariais.

 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial está conectada, o que equivale a cerca de 3,9 bilhões de pessoas. E esse número só tende a crescer nos próximos anos.

 

Só o Brasil, tem mais de 116 milhões de usuários da internet, ou seja, 64,7% da população com idade acima de 10 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

 

Então, já deu pra perceber a importância de se fazer presente no mundo virtual, especialmente as empresas.

 

Pensando nisso, separamos 5 estratégias de Marketing Digital para alavancar seus negócios.

 

1 – Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são as queridinhas da internet. Nelas, é possível encontrar de tudo: desde discussões sobre notícias, profissionais que trabalham com encomenda de brigadeiros e doces gourmet, entre muitas outras coisas.

 

Isso porque as redes sociais tornaram a comunicação e o relacionamento entre as pessoas muito mais simples, prático e fácil. Desse modo, tem-se uma maior proximidade, o que é ótimo para os negócios.

 

Afinal de contas, você pode fechar uma compra, manter contato é, até mesmo, oferecer uma promoção diferenciada para sua audiência, por meio dos perfis sociais.

 

Além disso, os brasileiros são viciados nas redes. Atualmente, mais de 67% dos usuários da internet utilizam canais sociais, como o Facebook (59%), Instagram (40%) e Youtube (60%).

 

Vale dizer que, ao estar presente nas redes sociais, o seu negócio ganha mais visibilidade e, consequentemente, torna-se mais reconhecido no mundo virtual. Com isso, há maiores chances de conversão de leads (potenciais clientes).

 

Você pode começar com estratégias simples dentro das redes, incluindo:

 

  • A criação de uma página no Facebook;
  • A criação de uma conta comercial no Instagram;
  • O investimento em anúncios patrocinados;
  • A integração entre os perfis sociais da empresa.

 

Mais do que isso, importante ressaltar que as redes também podem compartilhar links e conteúdos direto do seu site ou blog. Dessa forma, você pode atingir mais usuários.

2 – Aposte no Marketing de Conteúdo

Quando procuramos por impressão de tags na internet, por exemplo, não queremos apenas nos deparar com uma promoção ou propaganda sensacionalista, como ocorre nas outras mídias (televisão, rádio, jornais). Ao contrário, queremos ser bem informados.

 

Até porque a internet é um grande mar de informações. As pessoas buscam conhecimento online e o mesmo vale para os produtos ou serviços ofertados.

 

Sendo assim, uma dica valiosa é investir em Marketing de Conteúdo. Para isso, você precisa elaborar um material rico e que tenha valor para o seu público-alvo. 

 

Como consequência, a sua empresa terá mais credibilidade no mercado, além de maiores chances de venda, pois as pessoas confiam no seu negócio.

3 – SEO (Search Engine Optimization)

Quando vamos pesquisar algo na internet, qual é a primeira coisa que nos vem à mente? Com certeza o Google, um dos maiores gigantes das redes, responsável por cerca de 93% das buscas online.

 

Por isso, o seu negócio precisa aparecer no Google. Uma maneira de fazer isso é pelas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca, que melhoram o rankeamento do seu site dentro do Google e demais buscadores.

 

Em resumo, funciona da seguinte forma: quando um usuário digital exames admissionais, ele irá se deparar com uma série de resultados. Porém, há uma preferência pelas primeiras páginas.

 

Você pode usar uma série de palavras-chaves, em conjunto com Marketing de Conteúdo e uma boa navegabilidade, para aparecer entre esses primeiros resultados e, assim, ganhar mais visitantes e conversões.

4 – E-mail marketing

Nada melhor que manter um bom contato com os seus clientes, não é mesmo? Pela internet, você pode fazer isso por meio do e-mail marketing.

 

Por exemplo, se uma pessoa fez encomenda de salgados para festa de aniversário, você pode fidelizar esse consumidor enviando um e-mail, requisitando um feedback ou uma opinião sobre os seus salgadinhos.

 

Dessa forma, o cliente se sente valorizado e pode voltar a comprar na sua empresa, além de ajudar na promoção da marca.

5 – Anúncios pagos

A internet oferece um leque de opções de anúncios pagos, incluindo nas redes sociais e no Google.

 

Você pode investir nessa estratégia, ainda mais se quiser alcançar resultados a curto prazo. 

 

No entanto, não se pode esquecer da importância do tráfego orgânico, isto é, o não pago, que será o grande responsável pela credibilidade da sua empresa.

 

Ainda assim, vale a pena separar uma quantia para os anúncios patrocinados, até porque eles são bem mais baratos do que em comparação às mídias tradicionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *