Você é um blogueiro apaixonado ou quer se tornar um? Hoje em dia um blog não é apenas adequado para gerar atenção e maior visibilidade na Internet para o seu tema, mas também para gerar renda passiva.
Se o blog estiver indo bem, seria fatal não aproveitar essa oportunidade para ganhar dinheiro extra. Mesmo que você faça isso apenas como um hobby. Assim você pode ter uma renda realmente lucrativa.
Quão? Por não ser pago pelas horas trabalhadas, mas pelo benefício obtido. Parece complicado? Mas não é. Queremos explicar como você pode conseguir isso e construir um segundo pilar.
Antes de chegarmos ao tópico principal e explicarmos como você pode gerar renda passiva com seu blog, primeiro queremos explicar o que exatamente é a renda passiva.
Definição: O que é renda passiva?
Ao contrário de seguir uma profissão convencional, não há uma relação clara entre o gasto de tempo e o retorno ao gerar renda passiva. A grande vantagem é que você pode fazer um múltiplo de lucro com pouco esforço.
Assim você gera fluxo de caixa. Mesmo que você tenha que investir muito tempo e compromisso no início e provavelmente receberá pouco dinheiro por isso, será recompensado em uma data posterior. O dinheiro pode fluir para sua conta mesmo que você não faça mais o trabalho ou faça em doze menores.
Renda passiva com um blog: os requisitos
1. Foque em um nicho lucrativo
A concorrência agora é acirrada e existem inúmeros blogs na internet. Portanto, você deve atender a um nicho com seu blog. Blogs sobre temas como moda feminina ou estilo de vida são uma dúzia. Este não é um bom pré-requisito para ganhar renda passiva com seu blog.
Portanto, diferencie-se dos outros o máximo possível e escolha um tópico que torne você e seu blog especiais. Portanto, não se posicione muito amplamente, mas permaneça em seu nicho.
Conheça seu público-alvo e alinhe seus temas com ela. Crie novos incentivos em seu blog de tempos em tempos para se manter atualizado. Portanto, tente escrever e publicar novos artigos de blog em intervalos regulares. Sempre tente observar as tendências atuais e integrá-las ao seu conteúdo.
2. Fique atento
Somente aqueles que puderem mostrar um alto alcance poderão monetizar seu blog. Você precisa estar preparado para não se tornar super bem-sucedido e conhecido com seu blog da noite para o dia. Você constrói seu público de forma lenta e constante – e acima de tudo com conteúdo bom e convincente.
Tente aparecer como um especialista nesta área e adquira conhecimentos temáticos. Se o blog é sua paixão, isso acontecerá automaticamente – não se preocupe.
Assim, você também deve preparar seus posts de forma atraente e complementá-los com fotos ou vídeos. Tente inspirar seus leitores com um estilo de escrita descontraído.
3. Alcance
Se você já tem um blog, certamente terá um ou dois seguidores para mostrar. Se não, você precisa trabalhar nisso. Isso não é ruim, todo mundo começou pequeno. E você tem que começar em algum lugar. O importante é que você comece a construir esse alcance agora.
Quanto mais pessoas você alcançar com seu conteúdo, mais dinheiro poderá ganhar. Para lhe dar uma orientação: seu blog será bem-sucedido se você tiver pelo menos quatro dígitos de visitantes todos os dias. Porque só a partir deste número também se pode falar de rendimentos significativos.
Fontes de renda
Mas como exatamente você gera renda passiva com seu próprio blog? Quais são as fontes de renda? Existem diferentes opções. E gostaríamos agora de citar algumas dessas possibilidades.
Anúncios
Para gerar renda passiva através do seu blog com anúncios, você deve ter o máximo de tráfego possível. Quanto maior o fluxo de visitantes, mais interessante o blog é para os anunciantes.
Se você ainda não tem tantos visitantes, deve primeiro se concentrar na geração de tráfego. Aqui é importante que você não disponibilize seu blog para todos os anunciantes. O conteúdo da publicidade já deve corresponder aos seus tópicos e ao grupo-alvo, caso contrário, só será irritante e assustará seus leitores.
Venda seus próprios produtos
Você também pode vender seus próprios produtos através do seu blog e gerar renda passiva. Claro que você tem que ter seus próprios produtos primeiro. Se você quer vender seus próprios produtos, primeiro precisa desenvolvê-los, fabricá-los e depois vendê-los na última etapa – e isso envolve muito trabalho no início. Não se trata apenas de produtos físicos, mas também de produtos digitais.
Você é um profissional da moda e já escreveu um guia sobre calçados femininos e suas infinitas combinações? Por que não vender isso como um eBook ou whitepaper em seu blog?
Talvez você também tenha um blog sobre desenho e ilustração e esteja trabalhando em seu próprio “guia de instruções” para iniciantes? Então venda este. Os produtos digitais são complexos de criar, mas uma vez feitos, você pode facilmente gerar renda passiva com eles.
Marketing de afiliado
Uma das formas mais lucrativas de gerar renda passiva com seu blog é usar o chamado marketing de afiliados. O princípio é muito simples e você certamente já ouviu falar dele antes.
Com o marketing de afiliados, você incorpora um link em seu blog de um parceiro com quem trabalha. Assim que um visitante clicar no link e comprar um produto na loja online do parceiro através deste link, você receberá uma comissão por isso.
Tomemos como exemplo um profissional de jardinagem. Se agora você deseja publicar um artigo no blog no qual escreve sobre vasos de flores, pode mencionar em um parágrafo que prefere usar os lindos e coloridos vasos de flores de XY.
É exatamente aqui que você colocaria o link de afiliado do parceiro para que seus leitores – caso tenham interesse – estejam imediatamente na loja online e possam comprar.
Conclusão: Renda passiva através do seu blog
Pelo que vê, existem algumas maneiras de rentabilizar o seu hobby. Lembre-se de que você ainda precisa blogar regularmente para que o número de visitantes não caia e você possa ganhar dinheiro constantemente. Claro que esse fluxo de caixa não acontece sozinho, é preciso investir um pouco de tempo para gerar renda passiva.