Saiba como melhorar o seu CV e saia na frente da concorrência
No mercado de trabalho, geralmente um empregador leva cerca de sete segundos para ler um currículo, segundo a Harvard Business Review. Imagine que numa grande empresa o entrevistador/empregador já viu milhares de currículos durante sua vida e que um currículo que chame a atenção, seja pela estética ou estrutura, pode fazer a diferença. Ou seja, um currículo bem feito pode tanto se tornar uma vantagem competitiva quanto agregar valor a si mesmo enquanto profissional.
Planejamento e evitar saídas fáceis são pontos fundamentais para estruturar seu currículo. Invista tempo na criação e organização de seu CV que certamente haverá retorno. Preocupe-se em passar, de maneira objetiva e honesta, o seu valor profissional a partir de suas experiências e no que elas agregaram a você. Mas como organizar isso estruturalmente numa currículo?
Estrutura
A estética de um currículo pode sim fazer a diferença, porém tente não exagerar. Aliás, pense que a inovação estrutural pode ser um diferencial, mas chamará mais atenção se sua linha de trabalho for voltada a artes, design, etc. Dessa forma, atenha ao básico do papel branco às fontes tradicionais com margens fixas. Busque facilitar a leitura utilizando um bom espaçamento e experimentando itálicas e negritos para destacar algo. Para evitar perder todo o seu trabalho de formatação, exporte em formato PDF.
Objetivo
Após digitar seus contatos e informações pessoais é hora de descrever qual seu objetivo para com a empresa e a vaga. Menos é mais, então atenha-se a uma ou duas frases. Reflita de maneira simples e breve sua experiência como algo valoroso para gerar expectativas no entrevistador.
Por fim, sua frase de objetivo pode ser sempre a mesma, porém é indicado que seja adaptada para cada entrevista de maneira que se adeque às necessidades da empresa e da vaga.
Experiência
Esse é o campo que muitos têm dificuldade para preencher pois o que pode ser considerado experiência? É uma dúvida recorrente entre jovens que buscam estágio em Campo Grande – MS e atuaram pouco ou nunca atuaram no mercado de trabalho. Neste caso, são válidas a adição de estágio de férias ou voluntariados. O importante é demonstrar as fases de absorção de conhecimento que foram agregados ao seu expertise.
Atente-se a algumas formalidades: a ordem cronológica é inversa, ou seja, primeiro seu posto atual e após isso as atividades mais antigas. Caso esteja numa empresa há muito tempo invista tempo na reflexão e descrição de como foi seu crescimento profissional. Além disso, caso seu trabalho tenha agregado numericamente à empresa que você trabalhava, como por exemplo ‘número de clientes aumentou em 15%’, disponha os números no currículo.
Formação
Aqui irão as informações sobre sua educação formal e cursos diversos. Seja breve incluindo nome da instituição, tipo de diploma e curso, cidade e ano de conclusão. Adicione também informações sobre idiomas também como seu nível. Evite exageros.
Referências
Finalize seu currículo listando três referências com nome, cargo e contato de cada uma. Sobre a inclusão de links para portfólio ou envio de trabalhos recorra à sensatez e adicione-os de acordo com a vaga que está se candidatando.