Os guias de estudo podem fornecer uma maneira rápida e fácil de revisar materiais importantes antes de provas ou exames.

Existem vários formatos de guia de estudo básico e cada um foi projetado para ajudá-lo a consolidar as informações de uma forma fácil de ler e acessível. São diferentes tópicos que podem se adequar a diferentes formatos de guia de estudo melhor do que outros, mas um guia de estudo é tão bom quanto as informações que você coloca nele.

Para conferir as dicas de como montar um guia básico é só continuar lendo:

Faça um mapa

Mapear ideias para que você possa acompanhar facilmente as informações gerais e específicas. Os mapas conceituais são melhores para pessoas que aprendem visualmente, permitindo que você estabeleça conexões entre as coisas.

Um exemplo de mapa conceitual seria colocar o título de um capítulo no centro do mapa, com linhas indo para cada tópico principal abordado no capítulo. Cada tópico pode ter linhas que vão para as evidências de apoio, fornecendo a você um mapa visual fácil do conteúdo do capítulo.

Esses guias de estudo se assemelham a fluxogramas e envolvem o uso de ideias amplas com ramificações para ideias subsidiárias.

Os mapas conceituais permitem que você organize suas informações espacialmente, em uma rede em expansão, em vez de em um formato linear como a maioria dos guias de estudo.

Comece com um tópico principal no centro e, em seguida, desenhe ramificações dele com cada informação de apoio.

Escreva cartões

Os cartões de conceito são cartões de memória flash bem organizados. Eles geralmente devem ser feitos em fichas de três polegadas por cinco polegadas ou maiores.

Os cartões conceituais são ótimos para ajudá-lo a memorizar materiais e questionar-se sobre assuntos como matemática, ciências ou história.

Escreva a ideia ou conceito chave na frente do cartão, juntamente com a categoria (se houver) e a fonte que você usou para obter as informações.

Escreva o conteúdo mais importante relacionado à ideia ou conceito no verso do cartão. Considere o que você pode ser testado ao fazer esses cartões.

Resuma as informações para facilitar a análise enquanto você estuda.

Faça uma folha de resumo

A forma mais fácil e comum de guia de estudo é a folha de resumo. Simplesmente comece resumindo partes importantes de suas anotações. As folhas de resumo são excelentes para as pessoas aprenderem bem lendo o material. Eles são particularmente úteis para aulas de história e literatura com pouca memorização necessária.

Use títulos para as seções que são significativas para ajudá-lo a compreender os conceitos.

Se você optar por ser detalhado e extenso em seu resumo, esta pode ser uma das formas mais completas de guia de estudo e é excelente para cobrir grandes quantidades de material. No entanto, tome cuidado para não adicionar informações desnecessárias.

Organize suas informações cronologicamente para ajudá-lo a seguir as etapas adequadas ou a progressão do assunto.

Use seu livro como uma fonte

A maioria das aulas é acompanhada por um ou mais livros didáticos que são recursos inestimáveis ​​para a criação de um guia de estudo. Os livros didáticos podem ajudá-lo a esclarecer assuntos, organizar materiais e encontrar definições de termos importantes

Volte pelas seções que você abordou em aula ou para as atribuições e procure conceitos importantes.

Anote as palavras em negrito ou itálico, pois podem ser importantes para o assunto ou cobrir as informações que você precisa saber para as provas.

Use seus testes anteriores para guiá-lo

Os testes que você fez até agora no semestre foram elaborados para testar sua compreensão do material, portanto, podem ser ótimas ferramentas de revisão.

Os tópicos abordados em testes anteriores provavelmente serão abordados novamente em uma prova final.

Mesmo que o novo teste não tenha nada a ver com o antigo, ele pode servir para mostrar que tipo de perguntas seu professor fará e como espera que sejam respondidas.

Conclusão

Um guia é fundamental para traçar a rota dos estudos de geografia para o enem, pois com ele em mãos é só colocar em prática.

Bom é isso espero que tenham gostado e se ficou com dúvidas deixe abaixo nos comentários.

 

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *