Você se lembra de quando você foi chamado a comparecer na sala do chefe e foi pedido para gentilmente arrumar seu cubículo, sair do laptop do escritório, e devolver o celular, imediatamente? Sim, isso é muito ruim.
Depois de ter passa por este difícil período de demissão, já fez o agendamento seguro desemprego, e está perto de receber as primeiras parcelas do benefício, você finalmente consegue uma entrevista de emprego.
Esta é a sua chance de iniciar uma nova jornada, em uma nova empresa incrível.
Você sabe que em toda entrevista tem aquela pergunta tão temida, certo? “Porque foi demitido do seu antigo emprego?”.
Neste artigo você vai ver como se sair bem nesta parte da entrevista.
Primeiramente encontre a sua paz
Este deve ser o primeiro passo, antes de começar a buscar novas oportunidades ou fazer entrevistas.
Se você não puder entrar nessa reunião com uma cabeça fria e a capacidade de falar com calma sobre suas qualificações e sua experiência de trabalho anterior, passe o tempo que for necessário no front-end para processar o que aconteceu e encontrar sua paz.
Se ainda sentir raiva da sua antiga empresa, você precisa superar isso. Entenda que isso ficou no passado, estes sentimentos negativos podem atrapalhar nas suas próximas entrevistas. Por uma pequena bobeira você pode perder uma vaga incrível, para outra pessoa.
Portanto é de extrema importância que você se resolve com seus sentimentos em relação a sua demissão. E quando estiver apto a prosseguir, comece correr atrás das entrevistas, você se sairá bem melhor. Pode ter certeza!
Menos é mais
Menos é quase sempre mais neste caso. Se você discute sobre o que aconteceu e por que explica demais o negócio todo, você parece esquisito; como se você estivesse tentando encobrir algo.
Diálogo genuíno, honesto e sucinto, “Infelizmente, fui dispensado”, vai levar você muito mais longe. Lembre-se, você está falando com um humano. Todos nós, humanos, nos sentimos mal às vezes; alguns de nós foram demitidos de empregos. Lembre-se disso enquanto fala.
Diga o que você aprendeu com esta situação
Nosso crescimento mais significativo como seres humanos, muitas vezes vem após uma grande fábrica de rosto. Então, uma vez que você descreveu o que aconteceu, você deve compartilhar com o entrevistador o que você aprendeu com a experiência.
Compartilhe como você cresceu e como você aborda seu trabalho e sua vida agora como resultado – e, em seguida, volte para o negócio de mostrar seus pontos fortes como um candidato para essa posição. Se você puder posicionar a experiência de aprendizado como uma vantagem para o próximo trabalho, melhor ainda.
Nunca faça comentários negativos
As vezes você esteja com muita vontade de falar mal do seu antigo chefe, e da sua antiga empresa. Não cometa este erro nas entrevistas, independente da sua raiva, ou do motivo pelo qual você foi desligado da empresa.
A primeira impressão é a que fica, não queime seu filme logo na primeira oportunidade de contato com a futura empresa que irá te empregar. Você vai parecer uvas azedas e ninguém quer trabalhar com uvas azedas.