Em um país onde os custos dos serviços de saúde continuam aumentando, poucas pessoas consultam seus médicos com regularidade suficiente, economizando viagens para a clínica quando já estão se sentindo mal. Se não pudermos acumular tempo, energia ou fundos para visitar nossos médicos para check-ups regulares, podemos pelo menos ter a prevenção em nossas próprias mãos.
Em menos tempo do que é necessário para postar um status no Facebook, seu coração, cabelo, gengivas e muito mais podem dizer se algo está errado. Veja como preencher e interpretar cinco auto-exames potencialmente salvadores de vidas.
1. Coração
Sua frequência cardíaca, ou pulso, é um indicador importante do seu nível de condicionamento físico, mas também pode ser um indicador valioso de sua saúde geral. Regularmente medir sua frequência cardíaca de repouso pode ajudar a detectar complicações como fibrilação atrial, ou ritmo cardíaco anormal.
O que você quer sentir: uma frequência cardíaca em repouso entre 60 e 90 batimentos por minuto (bpm).
Se você sentir: algo mais lento ou mais rápido, tente pensar nos motivos. Por exemplo, se você sentir que sua frequência cardíaca aumenta quando pensa em trabalhar , verifique com os níveis de estresse.
Se você sentir uma freqüência cardíaca acima de 100 bpm, deve entrar em contato com um médico imediatamente, pois uma freqüência cardíaca alta em repouso pode ser um sinal de doença cardíaca ou hipertensão .
Ferramentas para ajudar
A maioria dos relógios de fitness e rastreadores de atividade mede sua frequência cardíaca ao longo do dia, e o aplicativo EKG integrado no Apple Watch 4 verifica automaticamente a fibrilação atrial.
2. Pressão arterial
Você provavelmente está familiarizado com o apertado aperto do manguito que seu médico envolve em seu braço a cada visita. Ele está procurando por sua pressão sanguínea, uma medida vital que pode ser um sinal de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, síndrome metabólica e outras complicações de saúde.
Você não tem que esperar para ver o médico para tomar sua pressão arterial, você pode fazer isso em casa. Isso é especialmente uma boa idéia se você tem hipertensão, ou se fica nervoso com o médico e isso faz com que a sua pressão sanguínea esteja saudável.
O que você quer ver: uma pressão arterial menor que 120/80 mmHg.
Se você ver: Qualquer coisa maior, não entre em pânico imediatamente. Tente testar novamente. Se as suas leituras de pressão arterial retornarem consistentemente acima de 120/80 mmHg, entre em contato com seu médico para discutir pré-hipertensão e hipertensão.
Ferramentas para ajudar
Claro, você poderia ir à velha escola e medir sua pressão arterial com um esfigmomanômetro manual. Mas você pode escolher entre uma variedade de monitores de pressão arterial em casa que fornecem medições fáceis de ler e rastreiam suas leituras ao longo do tempo.
3. Seios
A Fundação Nacional do Câncer de Mama, junto com a maioria das instituições de saúde, recomenda que todos façam uma autoavaliação dos seios uma vez por mês. Sim, até os homens, porque os homens também podem ter câncer de mama .
O que você quer sentir: Suavidade em todo o tecido mamário em múltiplas posições – teste em pé e deitado.
Se você sentir alguma alteração ou protuberância em seus seios, não entre em pânico. Muitas vezes, há uma causa benigna por trás das alterações da mama . No entanto, você deve marcar uma consulta com seu médico para uma avaliação mais aprofundada, se apenas por paz de espírito. Seu médico pode pedir exames adicionais se algo parecer suspeito.
Ferramentas para ajudar
Se você tiver dificuldade para se lembrar de concluir seu auto-exame, experimente um aplicativo como o Check Yourself! em que você pode criar uma rotina personalizada e abordagem para a auto-avaliação do câncer de mama.
4. Gengivas
A gengivite e periodontite , ou doença da gengiva, tem sido associada a outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas , diabetes , osteoporose, infecções respiratórias e até mesmo câncer . Os cientistas ainda não têm certeza exatamente do motivo, mas pensam que tem a ver com inflamação, que é um fator subjacente na maioria das doenças.
O que você quer ver: gengivas lisas e rosadas que não estão inflamadas ou com sangramento; hálito fresco
Se você ver: sangramento ou recessão gengival; manchas de descoloração; Bolsos ou buracos entre os dentes; ou respiração ofegante inexplicável (por exemplo, você não acabou de comer), marque uma consulta com seu dentista. Estes podem ser sinais de gengivite ou periodontite.
Ferramentas para ajudar
Analise sua respiração com o aplicativo Mint from Breathometer para verificar se há “compostos voláteis de enxofre”, um indicador de periodontite. Você também pode se beneficiar de uma escova de dentes elétrica sobre uma escova manual.
Conheça loja de produtos hospitalares !!
5. Pele
A Skin Cancer Foundation recomenda uma verificação mensal da pele para todos, independentemente do tipo de pele e do risco de câncer. É um procedimento de 10 minutos que pode alertá-lo sobre uma das formas prevalentes de câncer – eis um guia passo a passo para aprender como.
O que você quer ver: Nenhuma mudança na simetria, borda, cor ou diâmetro de uma toupeira; sem manchas repentinas ou inexplicáveis de rugosidade ou descoloração.
Se você ver: mudanças repentinas em quaisquer sardas ou toupeiras; novas manchas, marcas ou crescimentos; ou manchas inexplicáveis de pele seca, áspera, escamosa, vermelha, brilhante ou escamosa, agendar uma consulta com um dermatologista para obter a opinião de um profissional.
Ferramentas para ajudar
Experimente um aplicativo para ajudar a documentar alterações em sua pele e identificar sinais suspeitos. Além disso, este aplicativo pode ajudá-lo a se proteger contra o câncer de pele em primeiro lugar.
6. Cabelo
É normal experimentar mudanças em seu cabelo, especialmente à medida que você envelhece , mas algumas mudanças podem indicar um problema real. Não há nenhuma regra rígida sobre a frequência com que você deve checar seu cabelo, mas fazer um auto-exame a cada poucos meses definitivamente não pode doer.
O que você quer ver: Pequena, se alguma, mudança súbita na densidade do cabelo (o número de cabelos na cabeça); sem excesso de derramamento; e pele lisa no seu couro cabeludo.
Se você ver: Uma quantidade incomum de pêlos no seu pincel ou no chuveiro, ou mudanças na aparência do seu couro cabeludo, verifique com um médico. Alterações drásticas na densidade do cabelo podem ser indicativas de condições como anemia e doenças da tireóide .
Vermelhidão ou escaldamento no seu couro cabeludo podem indicar uma série de condições de pele ou infecções. A queda súbita do cabelo e a flacidez do couro cabeludo também podem ser sinais de alto estresse.
Ferramentas para ajudar
Experimente um aplicativo gratuito como o Hair Journal , que permite fotografar e documentar seu cabelo ao longo do tempo.