Cerca de 25% das pessoas deixar uma página da web se ele não está configurado para carregar em 3 segundos ou menos. O Google tem atribuído posições mais baixas para sites que demoram para carregar. Como a plataforma WordPress é a mais utilizada no mundo, decidimos reunir algumas dicas de plugins para você otimizar o seu site, e deixá-lo mais rápido. Confira o nosso passo-a-passo.

Testando a velocidade do seu site

Antes de prosseguir com a otimização do seu site, você deve avaliar o site dos seus concorrentes. Faça teste no 3G, 4G e avalie quão rápido ele está nestes dispositivos. O GTmetrix, fornece dicas úteis para melhorar a velocidade, mostrando quais são as otimizações nos códigos que você deve fazer. O Web Page Test permite que você escolha em qual país você deseje simular o acesso ao seu site.

Remova temas e plugins desnecessários

Muitos recursos são adicionados ao seu site para torná-lo novo e relevante. Com o passar do tempo, vão surgindo plugins que substituem as funções de tantos outros. Faça testes para saber quais são os plugins que estão prejudicando o carregamento do seu site.

O P3 (Plugin Performance Profiler), é perfeito para identificar quais são os plugins desnecessários do seu site. A empresa de construção de sites irá removê-los, identificar e otimizar os códigos de CSS e Java Script, reduzindo o tempo de carregamento.

O tema também influencia no carregamento, por isso muitas empresas utilizam o Ocean WP, que é um tema leve e fácil de ser personalizado.

Utilize o “minificador” de CSS, HTML e JavaScript

A compactação é um dos meios mais eficazes, se você quiser melhorar o desempenho do seu site. Ele tenta reduzir o tamanho dos elementos do seu site, arquivos e scripts(HTML, CSS,JS), removendo os caracteres desnecessários, tais como espaço e comentários nos arquivos, e tudo que ele achar desnecessário. O resultado é um código otimizado e mais veloz.

 

Os plugins mais famosos para a otimização de códigos de forma automatizada são: Autoptimize e W3 Total cache.

Habilite a compressão por Gzip

Além da otimização dos arquivos, você também pode utilizar um formato compactado chamado GZIP. Na verdade, sempre que alguém visita o seu site, os arquivos são recuperados do servidor. Mas quando não é mais necessário carregá-los no computador do usuário cliente, você pode utilizar a compressão gzip, reduzindo significativamente os tamanho dos arquivos, acelerando o carregamento e tempo de download.

Faça a otimização das imagens

Devido ao seu tamanho, algumas fotos podem parecer inofensivas. Mas não se deixe enganar por estas imagens de alta resolução, que embora deixem o site mais atraente, impacta drasticamente na velocidade. Isso não significa, necessariamente, que você deve utilizar somente imagens de baixa resolução em detrimento das de melhor qualidade.  Na verdade é possível manter a resolução elevada das imagens e ainda sim, diminuir o seu tamanho.

O Smush Image é um excelente plugin de otimização de imagens, e a sua versão gratuita permite otimizar até 50 imagens por vez. Já o Tinypng é um site que permite que você otimize diversas imagens somente arrastando-as do seu  computador.

Planejamento é fundamental!

Por isso, cada etapa do processo de montagem do seu site deve ser pensada de forma estratégica.

A velocidade é algo extremamente importante, mas você também deve oferecer uma navegação fácil e intuitiva. Isso aumenta o tempo de permanência do consumidor, e faça com que o Google classifique melhor o seu site.

Ficou com alguma dúvida na implementação destas dicas? Deixe suas dúvidas nos comentários que nós iremos ajudá-lo(a) a deixar seu site ainda mais rápido. Continue nos acompanhando e conheça outras dicas.

Add your comment or reply. Your email address will not be published. Required fields are marked *